Nomes para empresas: 11 dicas infalíveis para o nome perfeito

Nomes para empresas

Nomes para empresas de sucesso não são criados de um dia para o outro. Esta tarefa requer um longo processo e nenhuma etapa do mesmo deve ser ignorada.

O processo de criação do nome da empresa geralmente ocorre após a elaboração do plano de negócios da empresa. Isso porque há detalhes importantes que devem ser destacados do plano e considerados na hora da escolha do nome.

Não é fácil escolher um nome que irá permanentemente representar a marca mas aqui em nosso guia nós iremos dar 11 dicas para te ajudar a escolher o nome perfeito.

1. Avalie a visão da marca 

2. Avalie o público alvo

3. Realize um brainstorm

4. Reúna ideias de nomes

5. Tipos de nomes para empresas que funcionam

6. Combine o nome e as ideias para o futuro logotipo

7. Destaque a empresa com o nome certo

8. Peça opiniões sobre os nomes

9. Faça testes com o nome escolhido

10. Verifique a disponibilidade do nome

11 .Registre o nome da empresa

1. AVALIE A VISÃO DA MARCA

A visão da marca, seu diferencial, seu público-alvo entre outros fatores devem ser destacados e levados em consideração antes mesmo de se começar a criar opções no nome para a empresa.

O nome deve fazer sentido, ser objetivo e descrever a oferta da marca claramente.

É necessário criatividade para mesclar o objetivo da marca e sua essência em um nome memorável.

2. AVALIE O PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é outro fator importante que deve ser levado em consideração.

O nome da marca deve ser apelativo para este público despertando seu interesse de imediato.

Um ótimo nome combinado com uma ótima oferta vão longe e acabam caindo nas graças do povo.

3. REALIZE UM BRAINSTORM

Com a visão da marca e a descrição do público-alvo em mãos, o processo de brainstorm pode ser iniciado.

É ideal que se reúna um grupo que inclua publicitários, marketeiros, redatores e empreendedores para que pontos de vistas diferente, perspectivas e diversos aspectos possam ser analisados durante o processo.

Todos devem dar exemplos de nomes para a empresa e colocar na mesa explicando a sua visão para aquele determinado nome.

4. REÚNA IDEIAS DE NOMES

As ideias de nomes que mais chamarem a atenção devem ser conservadas e as que não causaram muito impacto ou apresentam problemas devem ser descartadas.

Não se deve considerar o gosto pessoal nas opções e sim considerar aquelas que trarão os melhores resultados para a empresa no futuro.

5. TIPOS DE NOMES PARA EMPRESAS QUE FUNCIONAM

Há sempre exceções em nomes para empresas que funcionam, mas há regras que aumentam a possibilidade de se criar um nome com maiores chances de sucesso, como por exemplo:

  • Nomes curtos de fácil dicção
  • Nomes objetivos
  • Nomes nacionais
  • Nomes literais

6. COMBINE O NOME E AS IDEIAS PARA FUTURO LOGOTIPO

Pensar com antecedência em como o logotipo poderá melhor representar um nome é uma boa ideia.

Um bom nome terá melhores chance de resultar em um bom logotipo. Como exemplo temos a empresa Apple da qual o logotipo, apesar de simples e previsível, é bastante icônico.

De fato, muitas empresas pensam no nome e no logotipo ao mesmo tempo. Muitas vezes aquele nome que resultará em um logotipo mais icônico, poderá  ser escolhido no lugar de outro onde há dificuldades se em pensar em um logotipo bacana.

7. DESTAQUE A EMPRESA COM O NOME CERTO

Se diferenciar é a chave na elaboração do nome de uma marca.

Como uma empresa quer ser reconhecida e como quer se destacar em meio aos seus concorrentes são tópicos que devem ser explorados durante o processo.

Além da criatividade e singularidade no nome, muitas empresas conseguem se destacar através dos seguintes detalhes:

  • Inspirando-se no comportamento do público-alvo
  • Se destacando por regionalização
  • Criando prefixos ou sufixos idênticos nos produtos da empresa como padrão. Exemplo: IPhone, IPad, IMac.

8. PEÇA OPINIÕES SOBRE OS NOMES

A melhor maneira de descobrir vários pontos de vista e receber ainda mais ideias é compartilhando os nomes favoritos com pessoas interessantes como o seu público-alvo, por exemplo.

Será que há uma maneira ainda melhor para escrever aquele nome, alguma combinação mais inteligente e clara?

Será que aquele nome realmente representa a empresa da maneira desejada aos olhos do público-alvo?

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9. FAÇA TESTES COM O NOME ESCOLHIDO

Considere as opções de logo com aquele nome, tente escrevê-lo em cima de possíveis campanhas de publicidade.

Uma boa tática é também colocar uma imagem do público-alvo ao lado do nome escrito para ver como os dois se associam.

Combine o nome com várias frases publicitárias que possivelmente serão usadas no futuro.

Imprima alguns materiais com o nome da empresa em tamanho pequeno. Você ainda consegue ler o que está escrito?

Enfim, é aconselhável testar o nome nas mais diferentes situações.

10. VERIFIQUE A DISPONIBILIDADE DO NOME

Agora que o nome foi escolhido é hora de verificar a disponibilidade nos seguinte locais:

INPI: Verificar se o nome está disponível para registro legal no Instituto nacional de propriedade industrial, órgão oficial de registro de nomes.

Domínio: Verifique se em sites populares de venda de domínios se o domínio que tenha o nome da sua marca na extensão .com.br está disponível, além disso, por mais que a extensão .com seja internacional, é importante que você também a proteja contra concorrentes que podem vir a tentar usá-la.

11. REGISTRE O NOME DA EMPRESA

Por fim, após todo este processo concluído, siga em frente e registre o nome da empresa protegendo-a contra plágios, entre outras irregularidades.

O processo de registro de nomes para empresas no Brasil dura em média 2 anos e o nome ficará protegido por 10 anos uma vez que o processo tenha sido concluído.

 

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