
Hoje eu quero falar sobre um elemento muito importante na imagem corporativa que, sem dúvida, você deve cuidar e entender para dar à sua marca pessoal ou corporativa um toque distintivo; a cor para logotipo.
Além de ter excelentes recursos gráficos para criar ilustrações, designs, logotipos, infográficos e espaços personalizados, uma das tarefas fundamentais de todo designer ou profissional de marketing é saber perfeitamente como usar cores.
Como e por que aplicar bem a cor à sua marca?
Com a aplicação de diferentes combinações de cores é possível aprimorar as estratégias de marketing, já que o uso de diferentes tonalidades aumenta em 80% o reconhecimento de uma marca pessoal e, portanto, acelera o processo de posicionamento na mente do consumidor.
A partir do uso correto da cor, é possível tirar proveito de inúmeras vantagens, já que é possível cobrir três elementos fundamentais para alcançar o sucesso comercial:
- Transmissão de emoções através de impressões visuais.
- Diferenciação.
- Afinidade com o segmento de clientes alvo.
Antes de passar para a lista de cores e seu significado, quero mencionar alguns aspectos vitais para entender como é possível diferenciar a marca pessoal ou a imagem corporativa através do uso da cor para logotipo:
A cor depende das percepções
Nesse sentido, você deve ter em mente que as cores têm um significado em termos de vários fatores externos que fazem com que os indivíduos percebam os impactos visuais de uma maneira totalmente diferente.
O ambiente cultural, gostos e preferências sociais, modas e até efeitos fisiológicos fazem a percepção mudar de uma pessoa para outra.
Um fato curioso, que talvez você não saiba, é que as cores produzem diferentes reações físicas. Por exemplo, o vermelho aumenta a pressão arterial, o que o torna aplicável para inspirar o romantismo, bem como para a promoção de produtos eróticos.
A cor deve estar de acordo com a personalidade do negócio
Se queremos que a imagem que transmite a nossa marca pessoal seja coerente, a aplicação da cor nos designs corporativos e promocionais também deve estar de acordo com a personalidade da empresa, os gostos do público-alvo e do setor empresarial.
Para isso, não há uma lista de regras rígidas a cumprir, dado que, como mencionamos na seção anterior, o impacto da cor está sujeito a muitas variáveis.
Através da cor é possível transmitir valores diferentes e até ser reconhecido por alguns personagens ou outros. Neste infográfico deixo alguns exemplos:
Além disso, deixamos aqui algumas outras informações interessantes sobre o uso de cores no logotipo e imagem corporativa:
- 95% das empresas usam apenas uma cor ou uma combinação de duas cores no máximo em seu logotipo.
- As cores mais atraentes para o público são branco, azul, verde, roxo e marrom.
- As cores menos atraentes são amarelo, laranja e preto.
- As maiores porcentagens de uso de cores nos logotipos são: aproximadamente 30% para azuis, vermelhos e cinzas e 10% para amarelos.
A mesma cor pode variar em significado de acordo com a sua matiz
A intensidade das cores faz com que elas sejam relacionadas a diferentes tipos de personalidade, os tons mais intensos são aqueles que proporcionam à identidade corporativa um caráter mais arriscado e impactante.
O melhor exemplo para entender essa ideia é pensar nas cores fluorescentes, que transmitem uma imagem totalmente diferente da de tons claros que produzem uma sensação de calma e tranquilidade.
A cor deve ser combinada e aplicada em vários suportes
Para garantir que a tonalidade escolhida produza o efeito desejado, é essencial ter vários testes iniciais de tonalidades de cores e verificar sua correta visibilidade em diferentes dispositivos e suportes.
Uma opção recomendável quanto à combinação de tonalidades, é escolher entre 3 tons de proporções 60-30-10, tomando como referência o mais marcante que dará aquela desejada imagem diferenciada.
Qual é o significado das cores no logotipo e marca?
Por fim, deixamos uma lista de significados de cores, para que você possa escolher o sentimento que deseja evocar com sua marca ou qualquer elemento de imagem corporativa, como seu logotipo:
Logotipo de cor vermelha
Reconhecida por sua maneira de evocar a paixão e a excitação visceral por meio de sua capacidade de ativar a glândula pituitária, ela também está relacionada à ação e à rebelião.
Logotipo de cor roxa
O Roxo é uma cor sofisticada que produz uma sensação de elegância e luxo. Muito usado também para evocar romantismo.
Logotipo cor-de-rosa
A cor feminina por excelência, rosa também é aplicada a temas que têm a ver com romantismo, ternura ou delicadeza.
Logotipo de cor azul
Essa cor, famosa por seu uso difundido entre as marcas, evoca transparência e fidelidade. Ele é aplicado aos logotipos para transmitir uma imagem valiosa de inteligência, força e clareza.
Logotipo de cor verde
Aplicado a logotipos relacionados à natureza, sorte e liberdade, o verde é sinônimo de saúde e frescor. Aplicado em tons mais intensos está relacionado a dinheiro e riqueza.
Logotipo de cor amarela
Apesar de sua relação com a má sorte, o amarelo é a cor do otimismo. Comunica esperança, energia e criatividade através do seu brilho atraente.
Logotipo de cor laranja
Essa cor está associada à amizade, alegria e energia. Oferece design criativo a possibilidade de transmitir emoções de força e entusiasmo.
Logotipo de cor marrom
Relacionado ao conforto e durabilidade, é muito aplicado a logotipos com temas rústicos. Porém, deve ser aplicado com muito cuidado, pois também está relacionado à sujeira.
Logotipo de cor preta
O preto é frequentemente usado para dar uma imagem de qualidade e sofisticação, sendo amplamente utilizado na promoção de produtos de luxo.
Logotipo de cor branca
Representa transparência, clareza e pureza. Aplicado ao design de logotipos transmite simplicidade e inocência, amplamente utilizado para a saúde e as crianças.