Slogan

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7 dicas para criar um slogan memorável e inesquecível

O slogan é um complemento perfeito para todas as marcas. Através dele uma marca não só ganha reconhecimento e destaque mas também se torna mais memorável para o público.

Apesar de ser um elemento bastante presente em todos os lugares, muitos desconhecem o que é exatamente esta ferramenta de publicidade.

Afinal, o que é slogan?

O conceito de slogan consiste em uma frase criativa que evidencia o diferencial de uma empresa e os valores que a mesma proporciona para o seu público.

É muito comum as pessoas confundirem os conceitos e considerarem que o logo seja um slogan, ignorando completamente a frase criativa que geralmente é posicionada abaixo do logo.

Agora que o conceito foi esclarecido, nós estaremos discutindo sobre 7 dicas importantes para se criar um slogan memorável e inesquecível.

Aproveite!

  1. Brainstorming a essência da marca
  2. O slogan deve conter o diferencial da marca
  3. Identificando valores importante para o seu público
  4. Utilizando rimas
  5. O humor pode ser um grande aliado de um slogan memorável
  6. Um slogan deve ser criativo porém simples
  7. Inspire-se com os melhores exemplos de slogans já criados

 

1.BRAINSTORMING A ESSÊNCIA DA MARCA

Antes de se dar início na elaboração das frases criativas é importante rever e considerar a essência da marca.

O plano de negócio assim como as estratégias de marketing e publicidade devem ser revisadas e os pontos mais importantes destacados.

Como desejamos que a marca seja percebida?

2.O SLOGAN DEVE CONTER O DIFERENCIAL DA MARCA

O diferencial da marca deve ter um papel principal na elaboração do slogan. O público deve ler o slogan e perceber o diferencial da marca e os seus benefícios imediatamente.

O diferencial de uma marca consiste no conjunto de fatores que distinguem uma marca da concorrente.

3.IDENTIFICANDO VALORES IMPORTANTES PARA O SEU PÚBLICO

O que a marca tem de importante para oferecer para o seu público? custo-benefício, status, qualidade, o despertar de um sentimento e lembranças?

Deve-se anotar estes valores e levar em consideração como eles podem ser mencionados no slogan de maneira simples, clara, objetiva e criativa.

4.UTILIZANDO RIMAS

Rimas são bastantes usadas não somente em slogans, mas em músicas e em comerciais. O motivo é bastante simples, rimas são altamente memorizáveis.

Uma rima irá fazer aquele comercial ficar na mente da pessoa ou a ajudará a lembrar da letra de uma música com maior facilidade.

Assim como a rima, trocadilhos, humor e ironia podem fazer fortes slogans.

Exemplo de slogan

5.O HUMOR PODE SER UM GRANDE ALIADO DE UM SLOGAN MEMORÁVEL

Lembra daquelas propagandas que te arrancaram uma boa gargalhada? É claro que você lembra, e o objetivo da empresa era exatamente esse.

Um ótimo exemplo, é o do dicionário Aurélio. O slogan possui duplo sentido, em um sentido ele é popularmente o “pai dos burros” e usou esse detalhe combinado com a qualidade da marca para criar um slogan bem humorado e inesquecível.

 

6.UM SLOGAN DEVE SER CRIATIVO, PORÉM SIMPLES

Com um slogan, você tem 3 segundos para passar a sua mensagem de maneira efetiva. O seu público não deve demorar horas para entender o que leu e sim entender quase que imediatamente.

Criatividade e objetividade têm um papel importante nesta tarefa.

Dispense palavras complicadas, pouco conhecidas ou em outro idioma.

7.Inspire-se com os melhores exemplos de slogans já criados

  • DORIL: Tomou Doril, a dor sumiu
  • NESCAU: Energia que dá gosto
  • OI: Oi, simples assim
  • RED BULL: Red Bull te dá asas
  • SBP: Terrível contra os insetos. Contra os insetos.
  • MASTERCARD: Existem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe Mastercard.
  • L’ORÉAL: Porque você vale muito
  • MC’ DONALD’S: Amo muito tudo isso
  • SKOL: A cerveja que desce redondo
  • C&A: Abuse e use